O número de assaltos a residências disparou nos últimos anos de forma assustadora. O seguro casa é uma excelente proteção para quem de um momento para o outro vê subtraído, destruído ou deteriorado os objetos existentes em sua casa, em caso de furto ou roubo.
Importa referir que o assalto pode ser na forma tentada ou consumada e praticado por arrombamento, escalamento ou chaves falsas.
Além disso podemos referir que a diferença entre furto e roubo (ambos crimes contra o património e propriedade) está na forma como cada um destes crimes é praticado. Enquanto, no crime de furto não é empregue violência ou ameaça na subtração de um bem, a violência e/ou ameaça é um elemento sempre presente no crime de roubo.
O que fazer para ter um bom seguro casa?
Quando contratamos o seguro casa é necessário ter em conta um conjunto de aspetos, para que este fique bem feito e para que as indemnizações sejam pagas, dos quais destacamos:
- declarar na proposta, com exatidão, as características da casa;
- apresentar uma listagem que acompanha a proposta, de preferência em envelope fechado e lacrado dos bens que tem valor elevado;
- informar o segurador sobre as proteções que a casa possui, como: alarme, videovigilância ou outro sistema de proteção.
Como calcular o valor para efeito de seguro casa?
O seguro casa tem um capital seguro que corresponde ao total do valor global dos bens seguros, devidamente valorizados e especificados, sendo que o mobiliário e recheio da habitação deve corresponder ao valor de substituição em novo de bens, da mesma categoria e condição.
A forma como é apurado qual o valor total a segurar é fazer um apanhado por cada divisão da casa:
- Quartos (roupas de quarto, roupa pessoal, sapatos, mobília, decoração);
- Cozinha (pequenos eletrodomésticos, mobiliário, louças, frigorífico, arca congeladora, fogão, forno, máquina de lavar roupa e louça, panos e panelas);
- Sala (livros, cd’s, mobília, decoração, sofás);
- Objetos especiais (televisores, computadores, aparelhos de som, máquina fotográfica, máquina filmar, peles armas, ouro e prata).
Quais as vantagens do seguro casa em caso de furto ou roubo?
Dito por quem já foi assaltado “uma casa assaltada é uma das maiores aflições, porque levaram parte do que era meu e mexeram nas minhas coisas…” Por isso, se deixar de ter os seus bens pessoais e não tiver dinheiro para reparar a perda, o sofrimento familiar será mais doloroso e irá prolongar-se por mais tempo.
Assim, a vantagem de ter seguro casa é sobretudo evitar recriminar-se por não ter feito seguro em bom tempo e sentir-se descansado.
Real importância de um Agente de Seguros
A Equipa da Crespo Seguros é especialista em Seguro de Casa, por isso podemos ajudar-te a contratar o seguro casa que reúne as coberturas mais ajustada a cada casa.
Seja feliz! Faça alguém feliz. E, já agora avalie hoje mesmo o seu seguro de casa, aqui.