Quais as consequências da falta de Seguro Automóvel?
Um veículo sem Seguro Automóvel encontra-se numa situação ilegal, pelo que neste casos legalmente: O veículo pode ser apreendido e o seu proprietário pode ter de pagar uma coima; o condutor ou proprietário do veículo podem ser responsabilizados pelo pagamento total das indemnizações devidas aos lesados, em caso de acidente.
É possível fazer um seguro “contra todos os riscos”?
O Sistema de Carta Verde é uma convenção internacional, denominada Convenção Multilateral de Garantias, que tem por objectivo facilitar o transporte rodoviário. Nos países aderentes a este sistema, a Carta Verde constitui o documento comprovativo da celebração do contrato do seguro obrigatório.
O que é o Sistema de Carta Verde?
O Sistema de Carta Verde é uma convenção internacional, denominada Convenção Multilateral de Garantias, que tem por objectivo facilitar o transporte rodoviário. Nos países aderentes a este sistema, a Carta Verde constitui o documento comprovativo da celebração do contrato do seguro obrigatório.
Qual o âmbito territorial do Seguro Automóvel obrigatório de Responsabilidade Civil?
O Seguro Automóvel é válido em: Portugal; Países da União Europeia: Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia; Países aderentes ao Acordo Multilateral de Garantia: Andorra, Islândia, Noruega, Suíça (Liechtenstein) e Croácia, apenas em viagem ou por um determinado período de tempo. A pedido do Tomador de seguro, o seguro poderá ser válido em outros países europeus e não europeus.
A franquia afecta o preço do Seguro Automóvel?
Sim, a franquia afecta o preço do Seguro Automóvel. Pois, a franquia corresponde ao valor que fica a cargo do tomador deste seguro, em caso de sinistro. Deste modo, a franquia permite reduzir o preço do Seguro Automóvel, porque responsabiliza o tomador do seguro por uma parte do prejuízo.
Que precauções se devem tomar quando viajar para o estrangeiro?
Quando viajar para o estrangeiro o tomador do Seguro Automóvel deve: Verificar se a sua Carta Verde é válida para todo o período da viagem e para os países que vai visitar, pois o seguro obrigatório só é válido nos países indicados na Carta Verde; Pedir antecipadamente à seguradora uma extensão territorial que abranja os países pretendidos.
Se vender o veículo, o Seguro Automóvel transfere-se para o novo proprietário?
Não. O Seguro Automóvel termina às 24 horas do dia da venda, pelo que o novo proprietário tem de celebrar outro contrato de seguro. E, o tomador do seguro deve comunicar imediatamente ao seu segurador a venda do veículo.
Porquê fazer um seguro de para o meu carro?
Em primeiro lugar seguro de Responsabilidade Civil Automóvel é obrigatório. Garantir uma indemnização em caso de sinistro com culpa, os Danos Próprios do veiculo estarem garantidos, reconhecemos que é uma grande vantagem para o orçamento familiar
Em viagem ficamos mais tranquilos se soubermos que em caso de avaria ou acidente o veiculo e os seus ocupantes poderão ser convenientemente assistidos e deslocados para o seu destino.