
O mercado dos seguros oferece muitos e variados tipos de seguros de vida. Perante tanta oferta é normal ficarmos indecisos na escolha do melhor seguro de vida. O desafio é encontrar o equilíbrio entre a segurança financeira e a proteção pessoal/familiar.
A melhor forma de garantir uma proteção financeira para si e para a sua família é ter um seguro de Vida. Partilhamos de seguida uma mão cheia de dicas para ajudá-lo a perceber qual o seguro de vida que melhor se ajusta a cada situação:
Seguro de Vida Tradicional
No seguro de vida tradicional as coberturas base são a Morte (M) e a Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD). Assim, se a pessoa segura for acometida de morte natural por doença ou acidente a seguradora liquidará aos meus herdeiros o capital seguro.
O mesmo acontece, se a pessoa segura ficar em estado vegetativo e necessite de uma terceira pessoa para realizar as suas necessidades básicas, visto que nesta situação também será liquidado 100% do capital seguro.
Seguro de Vida Crédito Habitação
Quem adquiriu casa própria através de financiamento bancário contraiu também um seguro de vida. Infelizmente, é comum ter pouca atenção às coberturas subscritas neste seguro, uma vez que o foco é as condições do crédito habitação.
Porém, a relevância deste seguro é titânica, por dois motivos:
- A abrangência das coberturas subscritas – que tantas vezes compreende apenas a cobertura base e que pouco protege na realidade a pessoa segura;
- O preço elevado a pagar pelo seguro de vida – que nas instituições bancárias é exagerado face a outras possíveis propostas do mercado.
De salientar, que o Decreto Lei 171/2018 veio liberalizar a troca de seguro de vida do crédito habitação, sem penalização de Spread. Compara e descobre as vantagens e a poupança que podes ganhar sem retaliações.
Seguro de Vida e Poupança
O seguro de vida misto alia as coberturas de um de seguro de vida, à componente de poupança ao longo do contrato, visto que:
- Em caso de Morte (M) da pessoa segura durante a vigência do contrato, a seguradora garante o pagamento do capital garantido na conta previdência, aos beneficiários da apólice;
- Em caso de Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) por doença ou acidente da pessoa segura, esta receberá o capital garantido pela cobertura do risco;
- Em caso de sobrevivência da pessoa segura no final do contrato, a seguradora pagará o valor do fundo de poupança, à data do vencimento.
Realço que, este seguro permite o resgate do capital de previdência, durante a vigência do contrato, sendo certo que o valor resgatável da poupança cresce com o decorrer dos anos do contrato.
Seguro Poupança Reforma (PPR)
O conhecido Plano Poupança Reforma (PPR) está integrado no ramo vida e carateriza-se por:
- Ser um produto financeiro que tem como principal objetivo amealhar para a reforma de forma suave e programada;
- Ser um seguro de capitalização com garantia de capital e juros (ter atenção a este aspeto que nem sempre se aplica);
- Ter benefícios fiscais na anuidade da sua subscrição ou entregas;
- Ter taxas liberatórias, tendo redução na taxa de IRS, sobre no juro auferido na vida do contrato.
- Ter resgates, sem penalização, que estão definidos por lei.
Seguro de Vida Empresários. A empresa paga e a pessoa segura sou eu?!
O Seguro de Vida pode ser uma forma de proteção financeira do empresário e das empresas que:
- Estejam expostas ao crédito bancário;
- Tenham dívidas a fornecedores;
- Dependem do Homem Chave – aquele cuja falta coloque em risco o futuro da empresa.
Destaco que, estas empresas, podem proteger os seus ativos através de uma robusta apólice de seguro de Vida para o Homem Chave da empresa.
Coberturas do Ramo Vida
O ramo vida é abrangente, por isso abaixo indico coberturas de enorme valor:
- A Cobertura Adicional – ITP
A Invalidez Total e Permanente (ITP) é uma cobertura adicional de grande importância, porque se, em consequência de doença ou acidente, à pessoa segura for atribuída uma invalidez total e permanente que corresponde a um a grau de desvalorização igual ou superior a 60% ou 66,7% (dependendo da seguradora e de acordo com a Tabela Nacional de Trabalho e Doenças profissionais).
A ITP é acionada quando a pessoa segura fica definitivamente incapaz de exercer a sua profissão ou qualquer outra atividade lucrativa compatível com as suas capacidades, conhecimentos e aptidões.
- A Cobertura Especial – Doenças Graves
A cobertura adicional de Doenças Graves (DG) também garante uma excelente proteção, porque a seguradora adianta o capital previsto, em caso de comprovada enfermidade.
A garantia alargada que abrange a imprevisibilidade de uma doença grave varia em cada seguradora, contudo é muito comum encontrar: o Cancro, o AVC, o Bypass, a Hemodialise, ou mesmo o Transplante de Órgãos Principais.
- O Internamento Hospitalar (IH)
O Internamento Hospitalar (IH) em consequência de uma doença ou acidente, garante à pessoa segura, que a seguradora liquidará um subsídio diário por cada dia de internamento, definido na apólice de seguro, como forma de auxiliar nos encargos suportados com o estado de saúde.
Para tal é necessário que a pessoa segura esteja hospitalizada e tenha em conta o período de franquia.
Os Beneficiários dos Seguros de Vida
Os beneficiários dos seguros de vida podem ser pessoas ou instituições designadas na apólice e que em caso de morte da pessoa segura, receberão o capital seguro.
É de notar que, durante a vigência do contrato os beneficiários podem ser alterados pelo tomador do seguro e a qualquer momento. Mas, no caso de o seguro de vida estar afeto a um crédito bancário, o Banco credor terá antes de autorizar a alteração da designação beneficiária.
O Agente de Seguros
Lembramos que o Agente de Seguros é quem melhor o pode ajudar, a escolher o seguro de vida que mais se adapta às suas necessidades de proteção.
Contrate o seu seguro junto de um Agente de Seguros – Especialista em Seguros de Vida. Porque é garantidamente a melhor solução para si, visto que ele lhe permite escolher o melhor seguro para quando mais precisar.
Seja feliz! Faça alguém feliz! E, já agora proteja-se com um bom seguro de vida.