
Com o intuito de ajudar quem não sabe como transferir o seguro vida do seu crédito habitação e assim poupar milhares de euros, criamos este artigo para simplificar o processo.
1º Passo
Verificar na escritura do crédito as condições negociadas com o banco na altura em que fez o crédito, as quais devem estar descriminadas na mesma, normalmente estão no documento complementar.
Situações normais verificadas em escritura:
– Indica que tem de ter um seguro vida com o banco como beneficiário irrevogável mas não “obriga” a ter o seguro com a companhia do banco. Ou seja não tem qualquer penalização no spread por fazer o seguro “fora”;
– Indica que tem de ter um determinado numero de produtos subscritos com o banco de vários que lhe dão a escolher(PPR, Seguros, Cartões,…). Neste caso pode subscrever um produto que ainda não tenha com o banco em troca pelo seguro. No caso de ao trocar o seguro ficar sem os produtos suficientes subscritos terá uma penalização que em muitas situações(depende das idades das pessoas seguras) compensa significativamente para alem de depois não precisar de ter nenhum dos outros produtos subscritos visto que já sofre a penalização;
– Indica que terá uma determinada penalização no spread.
2º Passo
Verificar que tipo de coberturas tem no seu seguro.
ITP Vs IAD que distingue estas 2 coberturas no seguro vida do seu crédito?
Deverá ter recebido na altura em que fez o crédito a apólice do seguro onde indica as coberturas ou então questione o seu banco sobre a cobertura.
3º Passo
Solicitar simulações.
4º Passo
Comparar as simulações e a poupança.
Seguros Vida (Crédito Habitação) – Simulador de Poupança
Tenha em atenção alguns factores que podem agravar o valor do prémio como profissão, doença, peso, tensão arterial, se fuma ou não. São informações que devem ser dadas não só à nova seguradora como à actual caso não transfira o seguro. Se não o fizer na altura de activar o seguro a seguradora pudesse recusar a pagar por não lhe ter sido comunicado estas situações seja na altura em que fez o seguro como no decorrer do mesmo!
5º Passo
Avançar com a melhor proposta!
6º Passo
Pedido de cancelamento enviado à Seguradora com pré-aviso de 30 dias (na generalidade dos casos, a verificar nas Condições Gerais).
A transferência do seguro vida associado ao crédito habitação é simples!
7º Passo
Comunicar ao seu banco o cancelamento da apólice vigente e envio, em simultâneo, da cópia das Condições Particulares da nova apólice subscrita.
Não esquecer o cancelamento do débito directo da apólice anterior, caso contrário o prémio poderá continuar a ser cobrado por parte da Seguradora. Considerar como data de início da nova apólice, a data imediatamente subsequente à data de cancelamento do seguro anterior. As comunicações efectuadas, quer à Seguradora no pedido de cancelamento do seguro, quer à Entidade Bancária, na comunicação daquele pedido, deverão ser efectuadas preferencialmente por escrito e enviadas por carta registada com aviso de recepção. Se a comunicação for feita pessoalmente, solicitar prova de recepção.